Para quem gerencia uma frota, manter sob controle e otimizar consumo de combustível é uma das formas mais efetivas de reduzir custos — e evitar dificuldades e discussões desnecessárias com a diretoria no fechamento de cada mês.
Embora o combustível seja um dos gastos mais altos para as empresas, e um dos mais difíceis de controlar, existem diversas estratégias que podemos aplicar nas operações de transporte e que funcionam para manter o orçamento dentro do planejado.
Como otimizar o consumo de combustível na frota corporativa?
Existem várias ações que ajudam a otimizar o consumo de combustível, e algumas delas podem ser aplicadas de forma simples no dia a dia da operação.
Vamos explorar métodos práticos e eficazes para garantir que cada gota de combustível seja usada da melhor maneira possível:
Monitorar o consumo por veículo, motorista e rota
Monitorar o consumo de combustível em detalhes permite ver padrões de uso e detectar qualquer gasto fora do normal.
O consumo pode variar de veículo para veículo e de motorista para motorista. Se um motorista faz a mesma rota todos os dias mas está consumindo mais combustível que os outros, talvez seja hora de investigar o que está rolando, né?
Por isso é fundamental acompanhar esses dados de perto. Além disso, ao monitorar o consumo por rota, o gestor identifica trajetos mais econômicos, otimizando as viagens de forma estratégica.
Se um motorista percorre a mesma rota diariamente mas apresenta consumo maior que os demais, vale investigar o padrão de condução ou possíveis desvios na rota. Ferramentas de telemetria e rastreamento são ideais para monitorar esses detalhes e ajudar a traçar estratégias mais eficientes.
Acompanhar a manutenção preventiva dos veículos
Manter a manutenção em dia é essencial para o bom desempenho da frota. A gente já entendeu que veículos bem cuidados consomem menos combustível, enquanto pneus desgastados ou problemas no motor fazem o consumo disparar.
Ao cruzar dados de manutenção com os de consumo de combustível, você passa a entender onde estão os principais problemas e avaliar as soluções mais adequadas.
Um check-up preventivo não apenas evita surpresas, como também ajuda a manter o consumo no padrão. Um motor que trabalha bem gasta menos — e economiza mais.
Estabelecer limites de velocidade
A velocidade dos veículos impacta diretamente o consumo de combustível. Estabelecer limites de velocidade adequados para cada tipo de veículo e rota ajuda a economizar combustível, além de melhorar a segurança dos motoristas.
A implementação de uma política de frota clara e de um sistema de monitoramento para verificar a velocidade podem ser ótimas soluções.
Aqui vai uma dica de ouro: um padrão comum para veículos de grande porte é 80 km/h.
Essa velocidade, além de garantir maior segurança e estar adequada à velocidade máxima permitida para esse veículos em boa parte das rodovias, ajuda a reduzir o desgaste dos pneus e a necessidade de manutenção frequente — elementos que atrapalham o consumo eficiente de combustível.
Acompanhar indicadores relevantes
Indicadores como quilometragem por litro e custo por quilômetro são dados que auxiliam na avaliação do desempenho dos veículos.
Ao acompanhar esses indicadores, o gestor consegue ver com clareza quais veículos apresentam um consumo adequado e quais precisam de ajustes, seja na manutenção, seja na forma de condução.
Criar um relatório semanal ou mensal que destaque os veículos que “bebem” mais ou menos ajuda a ver tendências e agir rápido antes que o custo aumente.
+ 3 dicas para cortar gastos com combustível de maneira inteligente
Existem várias maneiras de cortar custos com combustível, mas é fácil cair em armadilhas e acabar prejudicando a eficiência da frota. Aqui vão três dicas inteligentes para garantir economia sem sacrificar o desempenho das operações:
Treinar motoristas para uma condução econômica
Capacitar os motoristas para adotar práticas de condução econômica é uma das maneiras mais efetivas de economizar combustível.
Treinamentos que ensinam técnicas como evitar acelerações bruscas, manter uma velocidade constante e usar a marcha correta ajudam a reduzir o consumo.
Programar workshops ou uma simulação rápida de direção econômica pode fazer uma grande diferença. Motoristas que recebem esse tipo de treinamento têm práticas mais econômicas, o que se reflete na bomba.
Planejar rotas de forma eficiente
O planejamento de rotas é uma prática que reduz a quilometragem desnecessária, economizando tempo e combustível.
Estabelecer rotas otimizadas com antecedência, levando em conta o trânsito e as condições da estrada, garante uma viagem mais eficiente. Softwares de roteirização podem identificar rotas alternativas e sugerir horários com menor tráfego, ajudando a evitar o consumo excessivo.
Utilizar o cartão de abastecimento VEIC
Um bom cartão de abastecimento faz toda a diferença. E o cartão VEIC não é qualquer um: ele é aceito em 99% dos postos do Brasil e ainda permite que o gestor acompanhe tudo em tempo real.
Ele oferece a maior rede de aceitação do Brasil (são 99% dos postos que passam VEIC!) e permite que o gestor defina limites de consumo e monitore os abastecimentos em tempo real.
Por exemplo, o gestor pode restringir o valor e a frequência de abastecimentos, garantindo que cada transação esteja dentro dos limites definidos. Esse tipo de controle ajuda a evitar gastos fora do previsto e permite uma visão clara de onde o combustível está sendo consumido.
Está buscando uma forma prática e segura de controlar cada detalhe do abastecimento e otimizar consumo de combustível? A VEIC tem tudo o que você precisa. Então, acho que já demorou demais, né? Acesse o nosso site e seja VEIC também!